Renan Calheiros, Eduardo Braga e Jaques Wagner encontram presidente enquanto governo estuda vetar o texto aprovado pela Câmara.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu por cerca de três horas, na noite desta quarta-feira (10.dez.2025), com os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Jaques Wagner (PT-BA) e Eduardo Braga (MDB-AM) na Granja do Torto. O encontro, não previsto na agenda oficial, tratou do Projeto de Lei da Dosimetria, aprovado horas antes pela Câmara e que o governo ainda avalia se vetará.
A ida dos senadores ocorreu poucas horas depois de Renan e Braga se reunirem com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para tratar do mesmo tema. A movimentação surpreendeu o Planalto e evidencia a tensão entre Executivo e Legislativo.
Renan Calheiros, um dos articuladores mais influentes da Casa, defende ajustes no texto. Eduardo Braga, que preside a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), é considerado peça-chave no ritmo da tramitação e elogiou a decisão de submeter o projeto ao colegiado. Já Jaques Wagner, líder do governo no Senado, coordena a estratégia política do Planalto.

Câmara acelera votação e amplia tensão
A reunião ocorreu horas depois de a Câmara aprovar, na madrugada de quarta-feira, o texto-base do PL da Dosimetria sem aviso prévio ao Planalto, em pauta conduzida pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
No Senado, o relator Esperidião Amin (PP-SC) já trabalha para acelerar o processo. A expectativa é que o projeto vá a voto na próxima semana. Wagner tenta adiar a votação com pedido de vista, mas deve enfrentar resistência.
Amin admitiu a possibilidade de incluir a anistia no relatório, mas disse depender de uma “decisão política”. O presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), considera a inserção inconstitucional.
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, já orientou voto contrário ao projeto, reforçando a oposição do governo.
InfoCaldas Notícias – aqui a informação é levada a sério!