O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (9) o investimento de R$ 1,8 bilhão para a ampliação das instalações do Instituto Butantan, em São Paulo. Os recursos serão destinados à construção de novas fábricas de vacinas contra o HPV e a DTPa — que protege contra difteria, tétano e coqueluche —, além da reforma da área de produção de vacinas de RNA mensageiro e da aquisição de novos equipamentos.
A cerimônia ocorreu na sede do instituto, na zona oeste da capital paulista, e marcou também o início da campanha nacional de vacinação contra a dengue, com a imunização de profissionais de saúde por meio da Butantan-DV.
A vacina é considerada um marco científico por ser a primeira do mundo contra a dengue aplicada em dose única, além de oferecer proteção contra os quatro sorotipos do vírus.
Durante o evento, Lula destacou o caráter estratégico da produção nacional de vacinas.
“[Precisamos] celebrar a primeira vacina contra a dengue do mundo, uma coisa nossa, criada por nós, pesquisada por nós, e quem sabe a gente possa produzir em quantidade para ajudar outros países mais pobres do que nós”, afirmou o presidente.
O investimento reforça o papel do Instituto Butantan como um dos principais centros de pesquisa, desenvolvimento e produção de imunizantes da América Latina.


