A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou que pode indicar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Prêmio Nobel da Paz, caso o republicano consiga avançar para o encerramento da guerra na Ucrânia.
Segundo Meloni, uma eventual mediação bem-sucedida que resulte em uma paz “justa e duradoura” poderia credenciar Trump à premiação internacional. A líder italiana destacou a boa relação que mantém com o presidente norte-americano e mencionou a frustração de Trump por nunca ter sido agraciado com o Nobel.
“Se ele conseguir fazer a diferença para alcançar uma paz justa e duradoura para a Ucrânia, então poderíamos nomeá-lo para esta premiação”, declarou Meloni.
O tema ganhou repercussão após Trump enviar uma mensagem ao primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, na qual afirmou que a ausência do Nobel o deixou menos inclinado a “pensar puramente na paz”.
Na semana passada, o Prêmio Nobel da Paz foi concedido à opositora venezuelana María Corina Machado, que dedicou simbolicamente a honraria a Trump e lhe entregou uma medalha em gesto simbólico, ampliando ainda mais o debate internacional em torno do papel do presidente norte-americano em iniciativas diplomáticas.

