terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

EUA apreendem navio com petróleo venezuelano em águas internacionais

Júnior Silva

Júnior Silva

Publicado em: 21/12/25 – 11:12

EUA apreendem navio com petróleo venezuelano em águas internacionais

Júnior Silva

Júnior Silva

Publicado em: 21/12/2025
11:12

A Guarda Costeira dos Estados Unidos interceptou e apreendeu, neste sábado (20.dez.2025), um navio petroleiro de bandeira panamenha que transportava petróleo venezuelano. A operação ocorreu em águas internacionais próximas à Venezuela e contou com o apoio do Pentágono.

Esta é a segunda interceptação de uma embarcação na região realizada pelos EUA apenas neste mês. A ação ocorre após o presidente Donald Trump (Partido Republicano) anunciar o endurecimento das medidas contra navios e empresas sancionadas que operam no país sul-americano.

A apreensão foi confirmada pela secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem. Segundo ela, o petroleiro havia atracado recentemente na Venezuela e estaria envolvido no transporte de petróleo sujeito a sanções norte-americanas. “Os Estados Unidos continuarão a perseguir o movimento ilícito de petróleo sancionado usado para financiar o narcoterrorismo na região. Nós os encontraremos e os deteremos”, afirmou.

O Departamento de Segurança Interna também divulgou a operação em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), informando que a ação foi uma “operação relâmpago” realizada em coordenação com o Departamento de Guerra. O navio apreendido foi identificado como Centuries.

No início do mês, em 10 de dezembro, os EUA já haviam apreendido o petroleiro Skipper, também nas proximidades da Venezuela. A embarcação estava sob sanções por supostas ligações com o Irã.

As interceptações fazem parte do aumento da pressão norte-americana sobre o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro (PSUV). Nos últimos dias, os EUA deslocaram tropas e um porta-aviões para o Caribe, ampliando a presença militar na região.

O governo venezuelano reagiu duramente às ações, classificando-as como “roubo descarado” e “pirataria internacional”. Caracas afirma que seguirá defendendo sua soberania e seus interesses nacionais diante do que considera violações do direito internacional.

InfoCaldas Notícias – Aqui a informação é levada a sério!

InfoCaldas Notícias – Aqui a informação é levada a sério!

PUBLICIDADE

Info Caldas © 2025 – Todos os direitos reservados