As eleições municipais de 2024 em Morrinhos ganharam um novo desdobramento e agora avançam para os tribunais superiores, em Brasília. O ex-prefeito Joaquim Guilherme (PSDB), a coligação “O Futuro Chegou” e o PDT protocolaram um Recurso Especial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de reverter decisões que mantiveram os mandatos do prefeito Maycllyn Carreiro (PL) e do vice-prefeito Tiago Mendonça (PL).
O recurso chega ao TSE após a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) ter sido julgada improcedente em todas as instâncias no estado de Goiás. O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) concluiu que não houve gravidade suficiente nas acusações de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação que justificassem a cassação dos eleitos.
Além disso, o Ministério Público Eleitoral também se manifestou pela improcedência das denúncias, especialmente no que diz respeito a suposto impulsionamento irregular de conteúdo em redes sociais durante o período eleitoral.
Em entrevista exclusiva ao Conexão Goiás, o prefeito Maycllyn Carreiro afirmou estar confiante na manutenção do resultado das urnas e na legalidade do processo eleitoral.
“Sou extremamente seguro quanto ao julgamento desse processo, até porque fomos vitoriosos na primeira e na segunda instância, no TRE do Estado de Goiás. Confiamos na nossa vitória e na lisura dessas eleições, que defendemos desde o período eleitoral. O TSE também vai confirmar a nossa seriedade e que isso não vai alterar o resultado da escolha do povo”, declarou o gestor.
A equipe do Conexão Goiás tentou contato com o ex-prefeito Joaquim Guilherme (PSDB) para ouvir seus argumentos sobre o recurso apresentado ao TSE, mas até o fechamento desta edição não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.
O processo agora aguarda a designação de um relator no Tribunal Superior Eleitoral, que irá avaliar se o recurso reúne requisitos legais para ser analisado pelo plenário da Corte.

