Policiais civis do Rio de Janeiro e de Pernambuco prenderam, na última sexta-feira (13), o cunhado do traficante Luiz Fernando da Costa, conhecido como Fernandinho Beira-Mar.
A prisão ocorreu na região conhecida como Polígono da Maconha, no interior pernambucano, área historicamente associada à produção e distribuição de entorpecentes.
Segundo as investigações, o suspeito é apontado como o principal responsável pela aquisição e distribuição em atacado de drogas destinadas ao Comando Vermelho. Ele também cuidaria da manutenção de rotas do tráfico, da negociação com produtores e da inspeção da qualidade da droga fornecida a diversas comunidades do Rio de Janeiro.
Rotas internacionais
De acordo com os investigadores, o primeiro eixo do esquema criminoso tinha base em Mogi das Cruzes (SP), organizando rotas que passavam pelo Centro-Sul do país, em articulação com fornecedores e intermediários no Paraguai, Bolívia e Colômbia.
As autoridades destacam que a prisão representa um duro golpe na logística de abastecimento do tráfico interestadual e internacional ligado à facção.
O investigado foi encaminhado ao sistema prisional e ficará à disposição da Justiça. As apurações continuam para identificar outros envolvidos na rede criminosa.


