A Prefeitura de Goiânia iniciou a instalação das primeiras cancelas de monitoramento nas entradas da Marginal Botafogo como parte de um conjunto de ações preventivas para reduzir riscos durante períodos de chuvas intensas. O anúncio foi feito pelo prefeito Sandro Mabel por meio das redes sociais.
Segundo o prefeito, as cancelas são equipadas com câmeras de monitoramento, medidores de altura da água e tecnologia de inteligência artificial. O sistema permitirá o fechamento automático das vias sempre que houver chuvas fortes ou risco de alagamento, impedindo a circulação de veículos em situações perigosas.
“Instalamos hoje as primeiras cancelas de monitoramento que ficarão nas entradas da Marginal Botafogo. Todas são equipadas com câmeras, medidor de altura e IA integrada para que, quando houver uma chuva muito intensa, elas se fechem automaticamente”, afirmou Sandro Mabel.
O prefeito destacou que a iniciativa tem caráter preventivo e tem como principal objetivo salvar vidas. A Marginal Botafogo é historicamente considerada um dos pontos mais críticos da capital em períodos chuvosos, com recorrentes registros de alagamentos.
Ainda de acordo com a gestão municipal, enquanto as cancelas atuam na proteção imediata da população, a prefeitura também dará início às obras de drenagem no local, que devem oferecer uma solução definitiva para os problemas enfrentados na via.

