O Procon Goiás está participando da Operação Tô de Olho – Abastecimento Seguro, uma ação de alcance nacional voltada ao combate a fraudes na qualidade e na quantidade de combustíveis comercializados em postos de gasolina.
Em Goiás, a fiscalização ocorre em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon). As equipes estão percorrendo postos de combustíveis nos municípios de Goiânia e Anápolis até esta quinta-feira (5/2).
A operação está sendo realizada simultaneamente em oito estados brasileiros e no Distrito Federal e tem como principal objetivo identificar fraudes na comercialização de combustíveis, como a instalação de dispositivos clandestinos que reduzem o volume efetivamente entregue ao consumidor.
Durante a fiscalização, são verificadas a quantidade de combustível fornecida, as condições das bombas medidoras, a existência de manipulações eletrônicas, a regularidade das manutenções e a qualidade dos combustíveis.
Caso sejam constatadas irregularidades, os estabelecimentos poderão ser autuados pelo Procon Goiás e pelos demais órgãos fiscalizadores, conforme a legislação vigente.


