A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (27/1), a Operação Fake PF, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado em aplicar golpes contra empresários pela internet, passando-se por agentes da própria corporação.
Segundo as investigações, os criminosos entravam em contato com as vítimas por ligações telefônicas e meios digitais, apresentando-se falsamente como policiais federais. Durante as abordagens, o grupo oferecia supostos favorecimentos e facilidades em investigações ou procedimentos, mediante o pagamento de valores financeiros, que eram direcionados a páginas específicas na internet.
Por determinação da 3ª Vara Federal de Bauru, no interior de São Paulo, a PF cumpriu seis mandados de busca e apreensão, além de prisões temporárias, em endereços localizados na cidade de São Paulo.
Durante a ação, os agentes federais apreenderam veículos, documentos e equipamentos eletrônicos que estavam em posse dos investigados e que podem auxiliar no aprofundamento das investigações.
A Polícia Federal reforça que não solicita pagamentos, não negocia favorecimentos e orienta que qualquer abordagem suspeita seja imediatamente denunciada às autoridades competentes.


